Como organizar os estudos



Hoje começa o ESPECIA: volta as aulas! Siiiiiiim!! Serão 5 dias de post tendo cada dia um ou dois posts, e tudo relacionado a escola/estudo, não é ótimo? Vai ter DIY, dicas, crônica e muito mais...
Como hoje é segunda-feira e como toda segunda-feira parece ser meio chata com aquele monte de matéria no quadro e deveres, trabalhos e tudo mais para entregar... Preparei tudo como se estivéssemos em uma sala de aula... Kkkk e melhor, sem ser cansativo.
Mas... sem mais delongas. Hoje eu vou dar algumas dicas de como se organizar nos estudos... Bora lá?

Nada de última hora
Nunca deixe os trabalhos e deveres para última hora, se um professor passou um dever de casa ou trabalho para entregar daqui há 15 dias, já comece dentro da sala, isso mesmo, uma vez ou outra tem um tempinho a toa e dá pra ou colocar tudo que tem que fazer no papel ou começar a fazer mesmo... Faça isso e não deixe para começar amanhã ou semana que vem, pelo menos escreva tudo o que tem que fazer para o trabalho, já ajuda e muito, acredite...

Tenha uma agenda e uma pasta
Tenha uma agenda ou caderninho, e uma pasta, um para anotar todos os trabalhos, data de prova, qual matéria tem que rever, deveres de casa que tem que mostrar e todas essas coisinhas que se a gente não anotar a gente esquece mesmo, além disso, deixar datas e planejamentos de trabalho fora do caderno é bem melhor, bom que evita bagunçar os cadernos com: matéria > data de trabalho > matéria > data de dever de casa > matéria... E outro para organizar aquele monte de papel infinito que os professores dão (quantas árvores uma só escola deve derrubar em?), provas, folhas de trabalhos, e tudo mais, organize-os e jogue fora os que não precisar mais, tente fazer uma revisão semanal ou quinzenal da papelada.

Use
Use Post-Its, marca texto, canetas de cor diferente, faça desenhos como setas, carinhas, para indicar alguma coisa, ou ligar uma coisa a outra... Parece frescura, mas acredite isso ajuda e muito na hora de achar alguma matéria no meio daquele tanto de conteúdo. Você lembra que colocou um Post-It e pimba, vai direto aonde quer.

Estude mais
Sempre estude mais, e quando falo de estudar, não é só pegar a matéria e ler, não. É pegar aquele exercício que você teve dificuldade e procurar saber mais a respeito, é tirar uma dúvida de uma matéria que não entendeu direito... Estudar não é só ler e marcar com marca texto. E claro, se você ir lá e fazer na prática, fica muito mais fácil nas vésperas de prova, porque não vai precisar ficar correndo contra o tempo para aprender a matéria e fazer pilhas de exercícios que pode nem saber fazer. Se procurar aprender bem antes, nas vésperas de prova é só pegar uns cinco exercícios para ver se não esqueceu mesmo como faz.

Tenha uma rotina de estudos
Não só tirar um tempo todos os dias para dar uma “estudadinha”, mas fazer o horário escolar e arrumar o uniforme todos os dias mais ou menos no mesmo horário, ter um horário para dormir, ler um livro antes de se deitar, (leia-o em uma cadeira ou sofá, na cama o cérebro pode entender que é hora de dormir e você acabar pegando no sono ao invés de ler) assim o nosso cérebro entende que tal coisa é feita para tal função. E então sua rotina de estudos será bem mais fácil de ser organizada.

Nada de atrasos
Não se atrase ou falte sem necessidade essa é a dica mais importante de todas elas. Quando você se atrasa ou falta, você tem que chegar e já ir pegando a matéria que o professor já deu e ficar naquela correria toda de: o que eu faço primeiro? E acreditem, isso atrapalha mais do que qualquer coisa, ano passado eu cheguei atrasada milhares de vezes e tive que ficar esperando dar o segundo horário, e todos os planos de organizar tal trabalho, adiantar dever para o dia seguinte nas horas vagas, eu teria que colocar a matéria em dia, e pior é quando tem que mostrar uma atividade ou entregar um trabalho e o professor não aceitar na próxima aula ou pior, não aceitar que um colega entregue por você (já tive professores assim). É horrível. Portanto... Não se atrasem ou faltem desnecessariamente.

Então é isso minha gente! E como é pra ser tudo em clima de estudos e escola, eu coloquei seis dicas para “fazer de conta” que são os seis horários da escola kkk (agora algumas escolas têm sexto horário). 
Espero que tenham gostado do primeiro post desse especial. Continue ligado a semana toda aqui no blog porque vem muito mais por aí. E deixa aqui nos comentários quais as suas dicas de estudos e o que funcionou e o que não funcionou ano passado com você. Beijos e até logo! :D


Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais!
Beijos!

You May Also Like

8 comentários

  1. Suas dicas são boas, porém fica muito confuso ler um post assim, tudo junto, você tem que começar a dividir paragrafos e essas coisas, só de olhar para esse post dá uma certa preguiça de ler, mais as dicas foram boas o problema foi só isso.

    http://smile-revista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estava editando ainda, é porque tinha realmente dado um problema aqui, mas já está sendo tudo resolvido, em minutos será tudo atualizado novamente. (:

      Excluir
  2. Adorei suas dicas, realmente são pontos super interessantes a se abordar para dar uma boa estudada.
    Uma diquinha básica, coloque do que se trata a dica já no titulo, porque fica realmente cansativo de ler, tem gente que vai passar aqui e vai ler apenas os subtitulos, então para não perder leitor já poe do que se trata ali em cima, que dai a pessoa preguiçosa não vai abandonar seu blog huahua
    Lindo o blog e maravilhoso o texto, parabéns,
    http://pinkisnotrose.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica e pelos elogios ^^
      Eu já havia colocado do que se trata o post. Mas eu vou me policiar mais nisso. Obrigada

      Excluir
  3. Te indiquei em uma tag linda! vem conferir: http://geovanasilvabs.blogspot.com.br/2015/01/tag-liebster-award.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim, que eu terminar com as programações do blog, como a semana ESPECIAL: volta às aulas, eu respondo a tag ok? Beijinhos, obrigada pela visita e indicação!! Volte sempre (:

      Excluir
  4. Tô acompanhando seu sucesso! Que aumente cada dia mais! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lud, pelo apoio em tudo e por ter sido a primeira a me ajudar em tudo!! (: Esse sucesso tem um dedinho seu *o*

      Excluir