DIY: Caderninho


E para continuar com o ESPECIAL: volta as aulas, hoje tem uma DIY que é para você começar de vez a se organizar com os seus estudos, e melhor, sem gastar nada ou quase nada. Eu fiz com coisas que eu já tinha em casa mesmo, não comprei nada, só algumas ferramentas.
Como eu disse ontem nas dicas que é sempre bom ter uma agenda ou caderninho, hoje eu vou ensinar a fazer um caderninho que você pode usar durante o ano para as suas anotações de trabalho e etc. E pra dar uma relaxada, sair de texto corrido, vamos dar uma descontraída e colocar a mão na massa, ou melhor, nos papéis, rsrs


Para fazer essa DIY você vai precisar de...
1. Perfurador 2. Estilete 3. Tesoura 4. Folhas de fichário ou de caderno velho (não vá comprar um caderno novinho só para fazer isso, use folhas do ano passado) 5. Fita dupla face 6. Lápis ou lapiseira 7. Plástico de sua preferência 8. Folhas coloridas de sua preferência 9. Folhas diversas, se quiser (eu coloquei folha quadriculada, folha de desenho, folha de ofício e folha de seda) 10. Cola 11. Régua 12. Papel resistente para a capa (eu usei aquela parte de papel que vem em roupa de cama quando a gente compra sabe? Mas pode usar papel paraná, papel cartão, o que tiver, ou se preferir pode até pegar a capa de um caderno antigo que não use mais) 13. Espiral de caderno (eu tirei de uma apostila)


 Com todas as ferramentas presentes, mãos a obra! \o/
O primeiro passo é dobrar as folhas pautadas ao meio e cortar, depois é só tirar as laterais e se quiser pode tirar a parte de cima e de baixo também.

Agora é hora de pegar o molde dessa folha e fazer com as demais que escolheu, com o papel quadriculado, folha de oficio, folha de desenho e também com o plástico, para ficar tudo do mesmo tamanho. Feito isso, faça um molde com as bolinhas já furadas para o espiral e desenhe em algumas folhas que servirão de molde para as debaixo, faça a projeção no plástico também.


Obs: Para o corte do plástico use os cantos do plástico que escolheu para pegar a parte fechada, você vai usar esse plástico para fazer um saquinho para guardar papéis, então corte a partir da parte de baixo, no canto. Na parte maior que estiver aberta você faz a marcação para o espiral, e a outra parte fica aberta mesmo para você colocar as coisas, se preferir pode usar algum plástico de um caderno do ano passado. Eu usei um plástico que veio roupa de cama. Então vai com o que tem em casa rsrs.

Depois de ter feito a projeção dos furos é só perfurar, e detalhe, tire a tampinha debaixo e vire o perfurador para você ver a marcação, confira a quantidade máxima de folhas que seu perfurador suporta, junte essa quantidade e fure todas de uma vez, fure o plástico separado.

Agora é a parte de fazer a capa, as minhas folhas são 12x17,5cm então eu fiz a capa 14x19,5cm. Depois disso, é só cortar duas capas (frente e verso) iguais.

Agora corte no papel colorido um tamanho de um ou dois centímetros maiores que a capa e centralize a capa nesse papel.

Depois faça cortes nas laterais como mostrado na fota acima, para dobrar e fazer o acabamento. 

 
Agora você vai dobrar para dentro as duas partes de cima e usar a fita dupla face ou cola. (dobre primeiro depois passe a cola ou coloque a fita dupla face e só depois dobra de novo para colar). Só depois de colar as partes de cima repita o processo com as laterais.

Depois de dobrar e colar todas as partes, corte as pontinhas que sobrou.

Agora, coloque fita dupla face dentro da capa e corte uma folha branca ou outra de sua preferência, 0,5cm menor do que a capa e cole em cima para não aparecer às dobras e para fazer um acabamento mais bonitinho.

Depois, é só juntas todas as folhas pautadas com a capa, plástico e papéis diversos e passar o espiral.


Esse é o resultado final!! Depois é só customizar como quiser (:

Espero que tenham gostado do resultado e se você quiser economizar uma grana nos materiais escolares esse ano, essa é uma ótima opção.
       Se fizerem em casa, marca lá no twitter, instagram e/ou facebook com a hashtag #caderninho2015 #blogorganizemais. Vou adorar ver as as obras de vocês!!

Ah e não se esqueçam de me seguir nas redes sociais!

You May Also Like

6 comentários

  1. Oii Lara, adorei seu diy e também seu blog *-* Já estou te seguindo, e te indiquei a uma tag no meu blog espero que goste *-*

    http://reliquiasdeumasonhadora.blogspot.com.br/2015/01/tag-liebster-award.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda, assim que acabar as minhas programações do blog como a semana ESPECIAL: volta às aulas, eu encaixo responder essa tag ok? Beijinhos e obrigada pela visita, volte sempre, beijos!!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Faça o seu e marca o blog no twitter, intagram ou mande na fanpage do blog lá no facebook. Vou adorar ver o seu :**

      twitter: @organizemais
      instagram: @organizemais
      fanpage: https://www.facebook.com/organizeemais

      Excluir
  3. ficou muito bom o DIY adorei
    Siga <3 www.diulyottobeli.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou (:
      Fico feliz!! Volte sempre!

      Excluir