Quer organizar melhor o seu tempo?


Hoje já é quarta-feira! \oooooooo/ E nessa linda quarta-feira vou fazer um post duplo!! Vou dar algumas dicas de como organizar o tempo e disponibilizar um horário para você se organizar semanalmente.

Você é daquelas pessoas que estuda, trabalha, faz faculdade, cuida da casa e tudo mais? Então aqui vão algumas dicas de como conseguir fazer suas coisas renderem... Uma coisa que eu uso muito é o método do Scrum (vou falar mais sobre isso em outro post). Geralmente é usado em empresas para que o trabalho renda e os funcionários não fiquem perdidos no meio de um grande projeto. Mas eu uso o Scrum para o controle da minha própria vida. Já que, convenhamos, a nossa vida é um gigantesco projeto. E ficar perdido em nossa própria vida não é nada agradável, concorda?
Então vamos às dicas:

Use um painel ou um calendário que tenha espaço para fazer listas:
É com esse painel ou calendário que você vai começar a ter maior visibilidade do que tem que fazer. Você pode ou não separar por muito, médio e pouco importante. Isso depende de você, se você é o tipo de pessoa que não consegue ter esse controle próprio, então eu sugiro você separar.

Cumpra:
É cumprindo as metas, e literalmente riscando elas, que você se motiva a fazer mais e mais coisas. A partir do momento que você pode visualizar que já riscou várias da sua lista, você tem mais ânimo para continuar. Por isso é muito importante que você faça primeiro o que realmente têm que fazer, porque se não, você pode se frustrar ao ver que as coisas urgentes estão todas sem fazer, isso desanima muito.

Têm muitas coisas para fazer:
Não se desespere quando sua lista estiver ficando grande demais, se isso acontecer, separe por categorias, por exemplo:

Casa: 
- Limpar o armário
- Fazer compras
- Limpar a casa
- Tirar poeira
- Levar lixo para fora

Faculdade/Escola/Curso
- Colocar deveres em dia
- Pegar deveres que perdeu
- Fazer trabalho de física
- Organizar pastas

[Uma dica: se há algo em que não está necessariamente como muito urgente, nas suas categorias, mas acha que pode conseguir fazer dentro de 10 minutos, faça, será menos um na lista]

Durma bem:
Nada de se preocupar com uma meta que não conseguiu cumprir no dia, ou ficar preocupado porque talvez não vai dar para comprar todas as coisas da lista de compras esse mês. Quando deitar a cabeça no travesseiro, simplesmente esqueça que tem que fazer qualquer outra coisa além de dormir. Sim, esqueça. Isso ajuda a relaxar e ter uma noite tranquila. Além disso, uma noite bem dormida ajuda e muito a ter mais ânimo no dia seguinte.
Explore suas horas vagas:
Isso mesmo, não deixe as horas vagas passarem. Que tal no intervalo da escola fazer a lista do que tem que fazer no dia, ou no metrô? Ao invés de dormir ou só ouvir música, por que não liga para um amigo, namorado, ou família? Assim as suas relações com os outros não ficam pendentes e, além disso, você se distrai um pouco.

Façam cronogramas:
Se você é daqueles que não só quer, mas precisa fazer mil coisas no dia e gostaria que seu dia durasse 48 horas, então faça cronogramas. Siga o exemplo:

Segunda a sexta
07:00 Escola
11:40 Almoço
13:30 Curso
18:00 Condução
19:30 Tomar banho, jantar, alongar
21:00 Estudar
23:00 Dormir

Sábado
08:00 Tomar café da manhã
09:00 Arrumar casa
12:30 Almoço
13:30 Preparar posts
16:00 Ensaio
18:00 Família e namorado
20:00 Estudar
22:00 Dormir

Domingo
09:00 Igreja
12:00 Almoço
19:00 Igreja

22:00 Dormir

Esse é um exemplo do que eu geralmente faço, mas tente encaixar a sua rotina em um cronograma semanal por exemplo. Claro, não é viver de rotina, ou como se o mundo fosse acabar se você substituir algumas coisas. Mas ter um controle do que tem que fazer no dia, ou na semana, ajuda a não ficar perdido, e evita que nos perguntemos "O que tenho que fazer mesmo?". Essa pergunta parece ser um monstro em nossas vidas. Arrg.

Essas foram as minhas dicas, simples, mas é o que eu uso para conseguir tentar fazer tudo que tenho que fazer e deixar a minha vida em dia. Espero que tenha gostado. Eu fiz um calendário para quem quiser imprimir e ter um controle melhor.
O tamanho para impressão é de uma folha A4, mas você pode dividir em metade de um A4, caso queira ele num formato menor. A resolução já está em boa qualidade, é só clicar (aqui) para baixar.
Tirei a ideia de horário semanal do blog Morando Sozinha.

Não se esqueça de me seguir nas redes sociais.
Beijos!

You May Also Like

0 comentários