Como as cores podem influenciar no seu ambiente


Hoje o assunto aqui são as cores nos nossos ambientes. Bom, para começar, não sei se todos sabem, ou se há alguém novo por aqui, mas, eu sou Designer Gráfico (link do meu portfólio no menu do blog). E para todo Designer, cor, é tudo. Mas, para nós, a cor de cada coisa, cada elemento, tem que ter um fundamento, um significado. E há vários artigos e imagens em vários lugares da internet, que mostra o significado de cada cor e etc, o que ela influencia nas pessoas, as emoções e etc... E acho isso bastante interessante, porque de fato, por exemplo o vermelho nos traz a sensação de amor, ternura, paixão, mas também traz a sensação de sinal de alerta, e vai depender de seu contexto para que ele signifique aquilo que realmente deseja. E com isso já podemos perceber que uma só cor, não tem somente um significado, mas dentro de um determinado contexto, ela pode fazer referência a um determinado significado que queira transmitir



Bom, agora vamos aos finalmentes né? Vamos falar de algumas cores, e seus principais significados.

Cor amarela: Sabemos que a cor amarela nos trás de início a sensação de alerta. Mas você sabia que através dela também se transmite fome, alegria e criatividade? Você já percebeu que algumas das marcas mais famosas de FastFood, possui o amarelo em seu complemento? Pois é, isso não é a toa. Isso se refere aos seus significados e, ao contexto a qual está inserido, que foi o que discutimos lá em cima. Em ateliê ou agências de design, é bem comum se ver essa cor em vários elementos, justamente porque ela se refere a criatividade. Viu só? Tudo tem um contexto. 

Cor
 azul: O azul, bem diferente do amarelo, já trás a seriedade. Mas além disso, também pode se referir a limpeza e produtividade (ótimo pra dar um toque em seu ambiente de trabalho/estudos). Mas o azul em seus tons mais escuros, pode transmitir poder e até frio, Inclusive, segundo o site (Casa Adorada), se usado em ambientes que já são frios, podem trazer a sensação de ainda mais frio. E em ambiente que são por natureza mais quente, pode dar equilíbrio. 

Co
r branca: O branco que já é todo simples, e trás essa sensação maravilhosa de calma. Pode também estar relacionado a limpeza (assim como o azul, a combinação de azul e branco equilibrando seus tons, pode deixar seu ambiente super aconchegante). Além disso também trás a sensação de luminosidade e dá amplitude ao espaço. ótimo também para ambientes que são pequenos, e com ajuda de alguns espelhos deixa o ambiente com uma sensação ainda maior do que de fato é.

Cor
 cinza: Bom, o cinza, traz a sensação de neutralidade. Geralmente acompanhado de cores fortes como o amarelo, laranjado ou vermelho, dá ao ambiente uma sensação ótima. Mas ele muitas vezes é colocado para neutralizar e não dar uma real sensação. Porém em elementos e dependendo de sua tonalidade, pode transmitir tecnologia e profissionalismo. Um exemplo? Porque você acha a Apple uma empresa tão tecnológica? (sim, eu sei, também tem reação com a qualidade dos seus produtos), mas concorda comigo que a cor mais voltada para o prata, dá uma sensação ainda mais forte disso, de tecnologia, e etc? Pois é... Nada é a toa nessa vida.. 

Cor 
laranjado: Já o laranjado, é uma cor meio termo. Está entre o amarelo e o vermelho. O laranja é uma cor bem enérgica e trás alegria, calor, dinamismo, aconchego e até eleva nosso ânimo. E assim como o amarelo, essa cor é interessante de ser usada em lugares voltados para o trabalho ou estudo. Também pode ser explorado em locais para alimentação, pois trás alegria e pode até estimular o apetite. Poxa, isso sim que é poder. haha'

Cor
 preta: Já o preto, uma cor mais fechada, se refere a algo mais sério, formal, nobre e poder. Mas claro, dependendo de seu contexto, também pode ser utilizada para simbolizar medo ou algo obscuro. Geralmente se utiliza em elementos de decoração. Quase nunca em uma parede inteira por exemplo. O preto tem uma enorme qualidade que trás contraste em quase todas as cores se sabendo utilizar.

Cor 
roxa: Essa cor já é muito utilizada para elementos voltados para o público adolescente e jovem. Pois assim como o amarelo e laranjado, o roxo também trás sensação de alegria. Mas também costuma ser muito utilizado ao que se refere a espiritualidade, sabedoria, fantasia e etc. Essa cor transmite bem-estar tranquilidade, por isso costuma ser bastante utilizada em cosméticos ou produtos para o corpo, é interessante utilizá-la em elementos para um banheiro por exemplo. 

Cor 
verde: Agora o verde, está entre as cores quentes e frias. Pode se referir a frescor, tranquilidade, sorte, saúde e segurança. Pode ser utilizada em salas de estar, salas de espera de escritórios ou de clínicas. E se bem explorado, pode ser utilizada em quartos para meninos por exemplo.

Cor
 vermelha: E por fim, a cor vermelha, a cor mais comentada, mais quente e a que possui os significados mais fortes. Como urgência, atenção, força, excitação, amor. Sua melhor utilização é em tapetes, vasos, ou elementos decorativos, por ser uma cor quente, se utilizada em abundância, pode trazer o desconforto. Em pequenos detalhes e em conjunto com o branco, pode trazer uma sensação bem aconchegante a um ambiente. Mas é preciso cautela na sua utilização e até às escolhas de tonalidade.

Espero que tenham gostado das dicas. Não se esqueça de me seguir nas redes sociais. Um beijo!!

You May Also Like

2 comentários

  1. Amei o post, peguei várias dicas para a decoração da casa, quero nada amarelo porque já tenho fome por natureza, mas com certeza na minha casa eu vou ter muito branco azul e cinza <3

    http://www.pinkisnotrose.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, mas lembra que o amarelo também estimula a criatividade, pode ser bem legal se você colocar algum detalhe amarelo no seu home office por exemplo.. ;)

      Excluir