4 passos para ser mais organizado


Há um tempo atrás, eu li um comentário em uma das minhas fotos postadas no Instagram, que dizia: “Queria ter esse dom”, e isso me fez pensar em algumas coisas: “Será que a organização é mesmo um dom? Ou ela pode de fato é ser desenvolvida?”. Algumas perguntas como essas ficaram rodando em minha mente. Até que eu me fiz voltar lá atrás no meu passado e começar a buscar da raiz o porquê eu era organizada hoje. E percebi que, quando eu era pequena, a casa era sempre muito bem limpa, e todos os meus brinquedos muito bem organizados, e isso porque minha mãe me ensinou, me ensinava a guardar as coisas desde pequena e acabei “gostando” de ver tudo sempre organizado e nos devidos lugares. Foi aí que tomei gosto pela coisa.

Minha irmã prefere dizer que é por causa do meu signo (virgem), e como os virginianos é taxado como: O perfeccionista, O organizador, e por aí vai... Esse foi um dos motivos para que eu fosse taxada, adivinha? Sim, por A organizadora.

Ok, ok, agora você deve estar pensando: Viu?? Então você nasceu assim. Tá, pode até ser, mas e as milhares de pessoas que não são desse signo e que assim mesmo são organizadas? Isso, é porque a organização é muitas vezes desenvolvida. Você pode muito bem tomar gosto pela organização, assim como eu. Eu definitivamente adoro me organizar, fazer planilhas, checklist e etc, e esse inclusive, foi o principal motivo para criar o blog. Mas eu quero ajudar pessoas, e por isso estou criando esse post. Gostaria de te dar algumas dicas para que você tome gosto pela organização e seja mais organizada(o) daqui pra frente. Se você quer mudar isso, vem comigo!

Queira e Pratique!
Não adianta nada você falar, ‘ah, ser organizada é bom, gostaria de ser assim, gostaria de conseguir fazer isso ou aquilo”, se você não faz nada para mudar isso. Se você quer algo realmente, faça com que aquilo aconteça. (É como diz a frase de um post que fiz recentemente lá na FanPage: É tempo de fazer acontecer! Te aconselho a dar uma conferida lá no texto, pode te ajudar muito.) Trace metas, desenvolva o seu ‘Plano de Organização Pessoal’ (nome que eu dei para um projeto que estou desenvolvendo, em breve terá um post falando mais sobre isso). Traçando metas e as concluindo, é que você chegará aonde quer alcançar.

Pratique e Mantenha!
Ok, agora já estou praticando a organização, tracei minhas metas e já até comecei a cumprir, e agora? Agora, mantenha, mantenha-se focado no que quer. Quando queremos algo de verdade, a gente foca, e é isso que você precisa fazer, focar, para que você mantenha-se organizado. De nada adiante organizar algo uma vez se você não manter aquilo.

Mantenha e Avance!
Já consegui me manter organizada(o) por um longo tempo. Ok, agora é a hora de avançar. Já consegue arrumar a cama todos os dias, e manter seu quarto sempre em ordem, com os objetos e roupas em seus devidos lugares? Agora avance, que tal tentar manter também a sua caixa de entrada sempre em dia, o seu caderninho de tarefas com todas as tarefas do dia concluídas, ou que tal tentar aplicar métodos de organização como o famoso GTD ou o KonMari? (Falarei sobre esses dois métodos também em post futuro).

Avance e Satisfaça!
Não há nada melhor do que fazer algo que nos traga satisfação, e a organização não é pra ser uma coisa maçante que nos deixe cansados ou infelizes, é para nos dar prazer. Portanto, busque o melhor lado da organização, e a pratique sempre. No meu caso é fazer listas e organizar sempre a minha vida, desde a minha vida com o Blog até a minha vida Financeira, gosto de tudo na ponta do lápis, assim eu sei exatamente a que passo estou, se estou conseguindo ou não concluir minhas metas.  E quando concluo algo, aquilo de fato me traz satisfação e me faz querer fazer mais e mais, é por isso que consigo sempre querer, praticar, manter, avançar e me sentir satisfeita, e é por isso que gosto tanto da organização, porque ela me faz bem.

Com essas dicas, tenho certeza que você conseguirá dar um UP! Em seus métodos de organização. E até, quem sabe, mudar alguns que poderia estar errado. Não é verdade? Me conte aqui nos comentários a sua atual experiência com a organização, quem sabe eu possa te ajudar, caso queira, pode também me mandar um e-mail para: organizemais.contato@gmail.com, vou adorar bater um papo com você e te ajudar também! Um grande beijo, até a próxima! E não se esqueça de me seguir nas redes sociais!! ;)

You May Also Like

6 comentários

  1. As dicas são realmente maravilhosas! Organização é tudo, mas eu sou muito destrambelhada, eu arrumo arrumo e quando vejo ta tudo bagunçado de novo asijdsjh mas vou seguir suas dicas, eu preciso manter e avançar!

    http://www.pinkisnotrose.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descobrir a que estágio está, já é um começo, assim você sabe qual será o próximo passo, se já sabe que precisa Manter e Avançar, ótimo, let's go! :D
      Um beijo!

      Excluir
  2. Minha maior dificuldade é manter a organização. Eu tento praticar sempre, mas não consigo manter em um nível diário. Estou tentando mudar isso, mas é difícil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josiane, você já tentou fazer lista de tarefas diárias? é sempre bom, que aí você coloca as coisas que são prioridade para fazer e as faz, como por exemplo, coloque que tem que varrer a casa, lavar a loça e fazer tal exercício do colégio ou faculdade, por exemplo, e no decorrer do dia, você vai riscando aquela atividade. Isso ajuda bastante a manter a organização em dia. Te recomento o post: Primeiro Passo (http://organizemais.blogspot.com.br/2015/01/primeiro-passo.html) e o Não se perca em suas listas (http://organizemais.blogspot.com.br/2015/03/nao-se-perca-em-suas-listas.html). Um beijo e boas organizações, faça com um bom proveito dos conteúdos!! :D

      Excluir
  3. Eu sou bastante desorganizada mas tenho tentado ser mais organizada, pelo menos um pouquinho, a unica coisa que to conseguindo manter organizada no momento é meu guarda roupa, o que já um avanço e tanto, porque antes era uma zona e agora ta tudo organizado, ate as roupas estão separadas por cores haha e to mantendo a uns dois meses já, me sinto orgulhosa disso <3
    Menina Psicótica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhaaa, meus parabéns!! Meu guarda-rupa tbm é organizado por ordem de cor, e eu adoro isso, fica muito mais fácil na hora de escolher a roupa! kkk Mas a organização é questão de hábito, é preciso ter um hábito de determinada coisa para conseguirmos realizar aquilo e hábito não é impossível de conseguir.. rsrs Um beijo minha linda!! E seja muit bem vinda ao blog! :*

      Excluir