Como criar foco?


Olá, quem me segue no (Instagram), viu que eu falei que teria post no sábado aqui no blog, mas acabou que não deu pra eu liberar esse post sábado e me desculpem por isso. Mas, cá estou para liberar esse post que até eu estou ansiosa. Haha

Bom, como criar foco? Foco é realmente algo que temos que ter em vários momentos da nossa vida, nos estudos, no trabalho, em algum projeto que estamos fazendo, tudo que se refira a algo grande e importante, e é uma das coisas mais difíceis que existe não é? Pois é, mas vou te dizer uma coisa, o foco não é uma fórmula milagrosa, ou uma senha que se você usar, pimba, tá aí o foco, até porque cada pessoa lida melhor com um método. Em junho, eu fiz um post falando sobre o (White Noise) e pode ser que para muitas pessoas esse método não funcione. Funcione outros... Hoje por exemplo, vou falar sobre o (Clear Focus) e aí, pode ser que para aquelas pessoas que o White Noise não funcionou, esse funcione, pode ser que para a mesma pessoa funcione os dois, ou para uma mesma pessoa nenhum desses métodos funcione. Isso quer dizer que foco, não é tão fácil assim de conseguir. É um processo, uma adaptação.

Clear Focus
Esse é um aplicativo (disponível para IOS e Android), ele é totalmente gratuito, e super simples e fácil de utilizar. Ele basicamente é um cronômetro. Mas, ele utiliza a mesma técnica do (Pomodoro) que é 25 minutos de foco total e 5 de descanso. Daí quando você quiser começar uma atividade, seja ela a leitura de um livro, de um resumo, fazer 10 exercícios, planejar um projeto, pesquisar isso ou aquilo, enfim... o que você quiser, você simplesmente solta o cronometro e comece, e faça aquilo com todo o foco possível, pois essa é a intenção. E quando der os 5 minutos de descanso, descanse, saia daquele foco intenso e se distraia por 5 minutos, vai lá, toma uma água, responde o namorado no WhatsApp, o que preferir, mas se distraia, e depois volte novamente.

Tá, ok, mas e aí? Como isso me ajuda a estar focado? Bom, a grande questão desse método é que os criadores dizem que quando você determina um tempo para focar totalmente sem nenhuma outra distração, e depois num tempo determinado você se distrai um pouco, o seu cérebro passa a entender que determinado tempo é para o foco, e outro para o descanso, e assim consegue distinguir melhor cada espaço de tempo.

Bom, pra mim esse método não funcionou como eu gostaria, eu ficava frustrada comigo mesma, muitas vezes o que eu queria fazer eu não conseguia terminar nos 25 minutos e aí eu ultrapassava e seguia direto, depois quando pensava em relaxar um pouco eu tinha que zerar o cronômetro e voltar tudo.


Ah esqueci de mencionar, depois de 4 tempos (4 tempos de 25 minutos e 4 de 5 minutos) o aplicativo de tá um tempo de descanso maior de 15 minutos depois.

Mas Lara, era só mudar para mais tempo o seu cronômetro, em vez de 25, coloque 30, ok, sim, é verdade, mas mesmo assim não funcionou. Enfim, o que eu quero dizer com tudo isso? Eu não iria contar uma história frustrante à toa né? kkkk O que eu quero dizer, é que, não é porque não deu certo comigo, que esse método não pode dar certo para você. O (WhiteNoise) deu super certo para mim, e pode ser que não tenha dado para você, e esse, seja vice-versa, esse que não deu muito certo comigo, dê certo com você. Não custa experimentar não é verdade?


Baixe, experimente e me conte a sua experiência aqui nos comentários. Você já conhecia esse método? O que achou? Deu certo com você? Me conta, vou adorar saber a sua opinião e sua experiência! Um grande beijo, e uma semana focada para você.

You May Also Like

2 comentários

  1. Legal a ideia, mas acredito que não funcionaria, tento sempre manter p foco ai acontece algo e me distraio kkk

    Beijinhos :*
    http://www.eraoutravez.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs
      você pode tentar o White Noise... Ele é um método muuito bom e funciona muuito comigo!! Recomento. :*

      Excluir