Como administrar o tempo


Olá Organizadores de Plantão!!! No post de hoje vou falar sobre a gestão do tempo. Esse tema foi uma sugestão de uma leitora, e hoje estou aqui para dar algumas dicas que eu uso e que dá certo para mim sobre esse assunto!

Dicas para conseguir administrar o seu tempo no dia-a-dia
Pois bem, acredito que a primeira coisa que pensamos quando o assunto é tempo é: “Milhares de coisas para fazer em um curto espaço de tempo”. Ok, até a primeira parte tudo bem, mas será mesmo que o espaço de tempo que temos é curto? Ou só não conseguis gerenciá-lo?

Bom, há uns meses atrás eu estava um pouco desnorteada comigo mesma. Estava pirando porque tinha milhões de coisas para fazer e sempre parecia que o tempo que eu tinha não era o suficiente. Até que eu parei e pensei. Poxa, espera aí. Se eu “tenho tempo” para ficar no Snap, Instagram, Whatsapp, Facebook e etc, como eu não tenho tempo para fazer o que eu realmente preciso? Foi aí que caiu a ficha. Não era que o tempo estava curto. Eu é que não estava conseguindo gerenciá-lo da forma que deveria...

E então o que eu fiz?
Eu percebi que a primeira coisa que eu precisava fazer era visualizar o que eu realmente teria que fazer. No meu subconsciente eu sabia, mas precisava ver, precisava ter algo mais concreto. E foi aí que eu peguei um caderno e escrevi literalmente tudo. Listei cada coisinha que vinha a minha mente, e coloquei tudo no papel.

Depois que fiz isso, me senti até mais leve. Pois consegui ver que por mais que era muita coisa, pelo menos eu já tinha tomado o primeiro passo.

Dividindo em sub tarefas
Agora que eu já sabia o que precisava fazer, eu teria que descobrir o que fazer para concluir aquilo, e então dividi em sub tarefas todos aqueles itens que vi que eram abrangentes demais eu comecei a ser mais específica. Vou dar alguns exemplos para te ajudar a ser mais objetivo.

Certo > Fazer prova de 2009 -  ENEM - 1º dia (90 questões – 4 horas)
Errado > Fazer prova anterior - ENEM

Certo > Ler capítulo 2 e 3 (livro: O segredo)
Errado > Ler livro: O segredo

Certo > Varrer o chão + Lavar a louça + Limpar a varanda
Errado > Arrumar a casa

Deu para entender que quando você “dissolve” uma tarefa ela parece ser mais fácil de cumprir?  E com isso, você estipula exatamente (ou bem aproximado) o tempo em que gastará para realizar as suas tarefas. O que te ajudará a ter mais controle do seu próprio tempo.

Acorde mais cedo
Definitivamente o que mais me ajudou a conseguir ter controle do meu próprio tempo e não ele ter controle sobre mim, foi acordar cedo. Atualmente acordo às 07:00 da manhã e até às 09:00 procuro fazer coisas que me fazem bem e que me ajudam a ter ânimo durante o dia. Costumo ler durante a manhã, orar, organizar meu quarto, meu dia e etc. Coisas do tipo. Evito me conectar com o celular e computador nesse horário também, prefiro ter um momento mais comigo mesma.

Sei que muitos vão dizer: “Ok, mas eu já acordo nesse horário ou até mais cedo que isso. Acordar às 07:00 não resolve de nada o meu problema.
Então, eu lhe digo e se você começar a levantar pelo menos uma hora antes do que costuma levantar, para fazer o que gosta, o que te faz feliz?! Acredito que ninguém gosta de sair atrasado e isso pode te ajudar a não se atrasar para o trabalho, pode melhorar seu humor e te fazer ser mais produtiva(o) durante todo o restante do dia. O que acha?

Eu acordo às 07:00 porque trabalho em casa e então até as 09:00 já estou trabalhando... Mas na verdade meu objetivo é acordar as 05:00 e pretendo falar sobre isso mais para frente (em um outro post).

E claro, para acordar cedo, é preciso dormir cedo. ;)

Fechando com chave de ouro
E para fechar com chave de ouro, não poderia faltar um último detalhe. Uma coisa que aprendi/estou aprendendo com o livro O Segredo, é mentalizar momentos bons e tranquilos antes de dormir, evitar ter pensamentos ruins ou coisas ruins que aconteceram durante o dia.

Tente filtrar os momentos que passou e mentalize aquilo que foi bom. Aquilo que te fez bem. Isso te ajuda a dormir tranquila(o) para acordar mais disposta no dia seguinte. Pode parecer bobagem, e pode ser que você pense: “Poxa mas como isso vai me ajudar a controlar meu tempo?”

E eu te digo. Dormindo melhor, você acorda melhor, se sente melhor, fica mais produtivo e animado e consegue realizar as suas tarefas sem stress. Mas claro, tudo isso só vai funcionar se você fizer o primeiro passo que é colocar tudo no papel. Descrever cada coisinha que precisa fazer. Pois é depois disso que verá resultados através da sua produtividade. Pois saberá o que fazer, depois de se levantar.

E então, gostou desse post? Espero ter lhe ajudado de alguma forma e ter feito você ter mais ânimo para tentar controlar o seu tempo. Deixe aqui nos comentários o que achou, se te ajudou, e também se você consegue ter controle do seu tempo, deixa aqui nos comentários o que você faz, as suas dicas e etc, para ajudar também as pessoas com mais dicas.

Entre em contato comigo através do e-mail: organizemais.contato@gmail.com


Me siga nas redes sociais
Facebook | Instagram | YouTube | Twitter

You May Also Like

4 comentários

  1. Você tem toda razão sobre fazer o que gosta logo no começo do dia, isso ajuda e muito a me motivar, pois faço atividades que me sinto feliz.

    www.adolecentro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso me ajuda muito também, porque já começa o dia bem, disposta né?

      Excluir
  2. Amei o post e todas as dicas espero colocar elas em prática!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que ótimo, que bom que gostou!!
      Coloque sim e verá resultados enormes!
      Grande beijo!! :*

      Excluir