Como organizar os estudos pelo Excel 2013

Olá pessoal, nessa linda segunda-feira venho trazer para vocês mais uma dica para deixar os seus estudos ainda mais organizados e claro, de fácil acesso para você, para que você consiga visualizar melhor cada nova atividade que surgir. Confira os posts relacionados a (ESTUDOS).

Gostaria de lembrar que eu coloquei Excel 2013, porque não sei se nas outras versões (principalmente as mais antigas) tem a opção que vou utilizar, que são aqueles modelos que o próprio Excel tem pronto. Enfim, vamos ao tutorial...

Se você usa o Excel 2013, provavelmente a sua página de início é essa. Não necessariamente terá essas mesmas coisas que aparecem no meu, mas provavelmente será algo bem parecido. Não sei se você sabe ou já teve a curiosidade de abrir alguma dessas opções que o Excel já tem pronto para o nosso uso, mas ele não tem só essas opções que aparecem de início, tem infinidade delas.

Dentre essas infinidades, tem também calendários e tabelas onde podemos organizar nossos estudos. Escolhi um modelo específico (o que mais gostei de usar até hoje) para mostrar para vocês. Basta clicar lá em cima na aba de ‘Calendários’.

Depois disso, irá aparecer uma página com milhares de calendários, editáveis e não editáveis, e vamos escolher o ‘Calendário do Aluno (segunda)’. Se ficar difícil de procurar, é só colocar esse nome na aba de pesquisa lá em cima.

Quando você clicar nesse calendário, vai aparecer essa janelinha, e basta clicar em ‘Criar’ que já vai abrir.

A visão de início dele é essa, e como vocês podem ver, o ano selecionado é 2012, mas para mudar é só ir clicando na setinha para cima até chegar no ano que deseja, como estamos em 2016, então, até 2016 kkkkk

O próximo passo é alterar os dias da semana, dá para notar que está um pouco bagunçado, mas é porque estão com iniciais dos dias da semana em inglês. Ah e vale lembrar que nesse calendário, ele começa na segunda-feira e isso, infelizmente, não tem como alterar, portanto, eu aconselho colocar a sequência: S T Q Q S S D e não: D S T Q Q S S, como é de costume nos nossos calendários. E depois de fazer isso, basta copiar e colar nos outros meses.

Agora vamos falar da opção que dá o maior diferencial desse calendário. Que são essas marcações no calendário. Perceba que o número 3 e o 18 estão escritos na parte de ‘Atribuições’ e também marcado lá no calendário. E isso simplesmente porque eles colocaram o número ali no início, e basta colocar qualquer número que marcará lá no calendário automaticamente. O legal disso é que se você tiver uma prova ou ter que entregar um trabalho em determinado dia, basta colocar o dia lá no início no quadradinho e escrever do lado a atividade correspondente àquele dia. Mas repare que têm os dias da semana somente de Segunda a Sexta na parte nomeada como ‘Atribuições’, e o legal é colocar os números correspondentes aos dias da semana. Porém fica Sábado e Domingo sem, mas relaxa que vamos resolver esse problema.

A próxima grande vantagem é essa ‘Agenda Semanal’, o diferencial dela é que dá para colocar o horário que terá que fazer tal evento. Isso é ótimo para trabalhos, quando você marca um trabalho com alguém de tal matéria em determinado horário. É muito útil e utilizo bastante. Eu utilizo quando marco alguma monitoria, como minhas monitorias são marcadas por determinado horário e matéria definida, essa agenda ajuda bastante.

Como eu havia dito, vou resolver seus problemas para as marcações aos Sábados e Domingos, portanto a ideia que eu tive foi de criar uma legenda. Como no meu caso, nos Sábados e Domingos eu costumo fazer redação ou simulados e etc, decidi criar uma cor para cada atividade que realizo nesses dias e aí marco no calendário aquilo que vou fazer de acordo com o dia e a cor. Como por exemplo, no dia 17 vou fazer uma redação, então marco lá no calendário com a cor verde. Aí fica mais fácil de visualizar. Você também pode copiar e colar essa legenda em todos os meses, que fica mais fácil.

Agora um aviso. Não exclua o mês de Janeiro, se você fizer isso, terá que editar tudo, até mesmo os dias do calendário, o que vai te dar um enorme trabalho. Portanto deixa sempre o mês de Janeiro, por mais que estejamos no mês de Setembro, Janeiro é o guia de todo o arquivo.

A dica de hoje foi essa, espero que tenha gostado e utilizem-na, pois esse calendário me ajudou bastante para organizar os meus estudos. E se você utiliza outra versão do Excel, me conta aqui nos comentários se tem essa opção também ou não.
E também vou adorar saber sua opinião sobre esse tutorial, me conta aqui em baixo, eu adoro conversar com vocês! Um beijo e até breve!

Me siga nas redes sociais!
Facebook | Instagram | YouTube

You May Also Like

18 comentários

  1. Adorei a dica!! Acho que dá pra organizar a vida dessa forma kkk Sucesso linda. Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkk verdade, dá pra organizar a vida... kkk
      Obrigada, beijoos lindona!!

      Excluir
  2. Que linda essa organizacao achei bem legal,ainda nao cheguei tao lonje tenho so 11anos mais quero ser assim como vc bem organizada parabens,se poder me seguir aceito ajuda e conselhos bj linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs ahh que bom que já pensa assim Rebeca, em ser organizada, isso ajuda e muuuito na vida!! Beijão lindona!!

      Excluir
  3. O Excel é uma mão na roda né!
    Adoro suas dicas!
    beijooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha nem me fale, eu adooooro, agora com essa opção do Excel 2013 que já vem tudo pronto só editar, nosssssa, é PERFEITO kkkk resolve metade da minha vida kkkk
      Beijos lindona, e fico tão feliz que você gosta das minhas dicas *o* Curta a FanPage, tem dica rapidinha por lá todos os dias!!! *o*

      Excluir
  4. Muito bom o Excel da para organizar tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha verdade Beth, dá pra organizar o que quiser, ainda mais com essa opção dos Excel 2013 que já vem com vários modelos prontos, só editar conforme nossa necessidade... Eu adoro rsrs, beijão!

      Excluir
  5. Adorei o post faço faculdade a distância, é muito bom isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, então essa dica e várias outras relacionada a estudos, pode te ajudar e muito né? Aproveita e visita os posts da tag Estudos, tem várias dicas por lá (http://www.organizemaiis.com.br/search/label/estudos). Um beijoo Vivi!

      Excluir
  6. Lindona, seu blog é ótimo e tem posts super importantes para todos.
    Adoro. Parabéns!
    Beijos no Estilo Mulheres Ricas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn que fofa, muito obrigada!! Vem muita novidade por aí, aguarde!! ;)
      Beijãao!

      Excluir
  7. Baixei ele ontem mais não usei ainda kk com esse Post deu até um ânimo de me organizar mais rsrs bjos e sucesso sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que ótimo, essa é uma ótima dica pra quem não tem tanta intimidade com o excel, já que aí nesse casa já vem as tabelas prontas e etc.. Ahh que bom que te animou!! Se fizer o seu, me marca nas redes sociais, estou sempre no Intagram. Vou adorar ver o seu!! Beijoos!

      Instagram: @laragabriellen

      Excluir