Dicas de organização diária/semanal/mensal

by - 10:29


Olá organizadores de plantão, tudo bem com vocês? Então, eu sei que dei uma sumida rsrs, mas tem um motivo. Eu estava resolvendo algumas coisas do blog e da minha vida pessoal, e estava tentando regularizar algumas coisas para eu não pirar kkkkkkkk. Mas enfim, vamos ao post...

Métodos de organização de rotina diária, semanal e mensal
Então pessoal, o post de hoje são algumas dicas de como eu organizo minha rotina. E decidi mostrar como eu organizo minha rotina desde a diária até a mensal, porque assim vocês recebem um leque maior de opções para vocês aplicarem em sua rotina. Talvez o meu modo de organizar a minha rotina mensal, você possa organizar a sua rotina diária por exemplo.

Rotina Diária
Na minha rotina diária, eu costumo dividir em horários. O que fica bem mais fácil pra eu conseguir controlar o meu dia, porque assim tenho mais visão do que consigo fazer realmente naquele dia e não coloco aquele monte de tarefas em um dia só. Essa é uma ótima dica pra quem costuma colocar trilhões de coisas para fazer em uma lista e no final do dia vê que não conseguiu fazer quase nada.

Ah e eu coloco também os meus horários de refeição, meus horários que faço devocional, e até o banho e etc. Porque afinal, isso faz parte do meu dia. E se eu não colocar acaba ficando “sem tempo” para fazer essas coisas.

E outra coisa que sempre procuro fazer é calcular mais ou menos (geralmente calculo para mais) o tempo que gasto para fazer determinada tarefa do meu dia. Como por exemplo, eu sei que gasto em média 1 hora para fazer janta. Se eu gasto uma hora geralmente coloco 2 horas para fazer a janta, que aí dá tempo tranquilo se caso alguma coisa me atrapalhar, talvez um telefone que toca, alguém que chega ou qualquer outra distração. E geralmente dá tempo de eu fazer a janta e jantar, ou seja, o meu cérebro entende que fui produtiva, pois deu tempo de eu fazer duas tarefas no horário de uma. Deu para entender?

Rotina Semanal
Na minha rotina semanal, eu costumo fazer o seguinte. Pego um papel avulso e anoto naquele papel tudo, absolutamente tudo que preciso/quero fazer na semana. Desde a coisas relacionada ao trabalho, até sair com alguém em determinado dia. E com isso em mãos vou distribuindo as tarefas em dias. E quando vou fazer a minha Rotina Diária, pego esse papel e vejo o que preciso fazer. Talvez preciso ligar para algum lugar e que acabei me esquecendo, e nesse papel da Rotina Semanal consigo ver e lembrar. Isso me ajuda bastante.

Você também pode fazer a lista em algum aplicativo e durante a semana vai consultando o aplicativo para ver as coisas que precisa fazer. Mas é bom que você faça uma Rotina Diária também e claro sempre consultando o aplicativo, para não acontecer de acabar adiando tudo e chegar no sábado por exemplo, e ver que não ligou para aquele lugar que precisava ou não adiantou um trabalho que estava nos seus planos. E por isso é importante fazer uma lista diária.

Rotina Mensal
Na verdade, aqui não é bem uma rotina e sim, metas. Costumo fazer uma lista de no máximo 10 metas para eu alcançar no mês. Pode ser terminar um projeto, organizar a caixa de entrada, fazer uma limpeza em alguma gaveta, separar roupas para doação. Enfim, o que eu estiver precisando no momento.

E então, eu sempre tento pegar algumas dessas coisas e aplicar na minha Rotina Semanal, que é onde terei um maior acesso praticamente todos os dias.

Onde eu anoto minhas metas mensais, é mais um geral. Tudo que visualizo da minha vida. Você pode fazer isso também separando por categoria da sua vida. Por exemplo, separar duas metas para serem cumpridas em cada categoria da sua vida (pessoal, trabalho, lazer, casa e família), e aí como são 5 categorias, você no final das contas terá 10 metas, e terá alcançado todas as áreas da sua vida.

Dicas
·         Faça suas listas ouvindo WhiteNoise, ajuda muito na concentração | (post sobre WhiteNoise)
·         Não se esqueça de ter seu momento de lazer, isso faz te manter vivo e ser um ser humano e não um robô. Queremos ser organizados, e não um paranoico. A organização tem que te fazer movimentar e não paralisar.
·         Utilize aplicativos que te ajudem a gerenciar as suas tarefas | (dica de aplicativo)
·         Tente visualizar o máximo a sua vida quando estiver colocando no papel (ou num aplicativo) as suas metas semanais e principalmente as mensais
·         Não faça listas quando estiver com pressa ou com sono, não vai dar certo. É melhor que faça na manhã seguinte do que fazer quando não estiver com concentração naquilo | (post sobre a desvantagem da pressa) (post sobre foco)
·         Não queira colocar seu mundo inteiro nas suas listas. Filtre e seja realista em suas metas mensais. É sempre bom fazer como faço, estipular um número máximo de metas por mês.
·         Esteja em um ambiente agradável e que te faça bem e te deixe tranquilo, e principalmente longe de distrações – em especial, o WhatsApp | (post sobre a influência que o ambiente trás)
·         Tente ser o mais produtivo possível realizando suas tarefas, isso de deixará com a autoestima elevada e te fará querer fazer aquele processo de organização novamente. | (dica para aumentar a produtividade)

Não se prenda aos meus modos, tente ir testando vários modos diferentes. Mostrei aqui o que deu mais certo para mim até hoje, mas você pode fazer diferente e aplicar em sua rotina aquilo que for melhor para você. Pode alternar o modo que eu utilizo para organizar a minha rotina semanal você colocar para sua rotina mensal ou diária. A organização não é uma regra, são métodos. Me conta aqui nos comentários como você organiza a sua rotina, se utiliza algum outro método ou algum aplicativo legal. Vou adorar saber um pouquinho sobre os seus métodos.

Entre em contato comigo através do e-mail: organizemais.contato@gmail.com

Me siga nas redes sociais
Facebook | Instagram | YouTube | Twitter

You May Also Like

4 comentários

  1. Se tem uma coisa que eu estou precisando ultimamente é me organizar e essas dicas vão me salvar, estou sentindo kkkkk
    Menina Psicótica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que ótimo saber disso!!!
      Quando alcançar resultados, me conta em... Ficarei muito feliz em poder ter ajudado!! ;)
      Beijinhoos!

      Excluir
  2. Juro que tento mas dificilmente consigo manter esse foco kk
    Sua vida realmente beeem organizada em

    Beijinhos=*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha muitas vezes é sim difícil manter o foco, mas... Precisamos não é? Então, buscamos formas para sempre nos ajudar...
      rsrsrs E bom, eu tento ao máximo manter a organização da minha vida, até porque se eu não fizer isso, eu fico louca kkkkkkkkk

      Excluir