O ambiente onde você trabalha/estuda, influencia?

by - 08:00

Muitas pessoas pensam, ah, poxa, pra que vou arru­mar esse ambiente se vou bagunçar novamente? Mas existem alguns segredinhos escondidos na organização que a gente pode não identificar como sendo aquele o problema, mas na verdade é.

A organização de um ambiente vai muito além de só estar bonito, cheiroso e tudo no lugar. Mas claro, nem sempre é só a falta de organização. Ok, você pode estar mexendo com um monte de papel ao mesmo tempo e não poder guarda-los naquele momento, e nem sem­pre vai ser aquele o problema, mas pode ser uma luz baixa por exemplo. A luz branca é muito melhor do que uma luz amarela para os estudos, porém já em uma luminária, ou abajur a luz amarela é melhor por ofuscar menos os olhos. Então tudo depende do ponto de vista.

Há um tempo tive uma experiência com isso. Eu estava fazendo colagens em uma luz baixa, daí quando mudei de cômodo que a luz era branca e mais forte, consegui ver melhor e desenvolver melhor aquele projeto, além de ter mais ânimo para fazer aquilo sem cansar tanto as vistas. É incrível como um detalhe pode mudar tudo. E é assim também com a organização de um ambiente.

Você pode estar fazendo aquele dever de matemática que está sobre a mesa: caderno, apostila, lápis, caneta, borracha, folhas, computador, e mais um monte de coisa, mas veja: Será que aquele lápis e caneta não podem ficar em um potinho na sua frente, e as folhas todas alinhadas em um canto? Isso aumenta a nossa autoestima e nos ajuda a fazer aquela tarefa super cha­ta. Estranho né?

Mas segundo o Fábio Lopes da Silva, dono de um site sobre produtividade e organização pessoal diz que:
“Quem não dá a devida importância para uma boa organi­zação, acaba fazendo um serviço, no máximo de média qua­lidade. E os resultados são um reflexo das nossas ações.”.

Então, ninguém quer fazer um trabalho ou projeto supe­r importante valer pouco, correto? Todos nós queremos dar o melhor de nós mesmos para termos bons resulta­dos, portanto, uma boa organização tem sim seu lugar e é sim muito importante para a produtividade crescer e se desenvolver.

O SCRUM (irei falar sobre esse método em um post no próximo mês), é um dos melhores métodos para uma orga­nização e produtividade quase perfeita, desde que você e/ou todos envolvidos dê o devido valor e atenção a ele, desde que suas ações não sejam em vão e você não faça coisas banais, o SCRUM, ajuda, ou melhor, é uma solu­ção incrível e muito plausível para o seu desenvolvimen­to, seja na escola, faculdade, vida pessoal ou sendo você um dono de uma multinacional. Sim, isso mesmo.

DICAS
• Faça um cronograma do que terá que fazer no dia, assim você coloca na mesa só o que irá precisar.
• Tenha um Planner ou algo que você possa visualizar claramente na parede ou organizado em um caderno ou até mesmo na internet.
• Evite trabalhar sob a luz baixa
• Tenha organizadores de mesa, com espaço para canetas e lápis e outro para materiais pequenos como borracha, clips, corretivo.
• Procure não mexer com muitas coisas ao mesmo tempo, sua produtividade aumenta se você dividir e fizer uma coisa de cada vez. Nada de dar a louca e querer fazer tudo ao mesmo tempo.

E aí, depois de saber de tudo isso, quem aí vai mudar algumas mínimas atitudes do dia-a-dia? Deixa aqui nos comentários o que achou desse post e das dicas. Você as pratica?

Me siga nas redes sociais
Facebook | Instagram | YouTube

You May Also Like

20 comentários

  1. Adorei, faço um cronograma todos os dias para me organizar e uso um App chamado Agenda, é super fácil de mexer e é um adianto e tanto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você utiliza a agenda do google? Ele organiza por horários o dia? queria um aplicativo que organiza os dias por horários, rsrsrsrs
      Beijos lindona!! E fico muito feliz que gostou do post!

      Excluir
  2. O ambiente é muito importante,gosto de estudar escutando música, sei que é louco mas aprendo mais, kkkk. Adoro suas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é louco não, varia de cada pessoa, eu já não consigo, mas já ouvi casos de pessoas que são mais produtivas ouvindo música. Estudar eu não consigo, pra mim tem que estar em total silêncio kkkk já trabalhar, pra mim é muuito melhor rsrsrs

      Já que você gosta de ouvir música enquanto estuda, leia esse post (http://www.organizemaiis.com.br/2016/06/white-noise-concentre-se-e-se.html) é uma ótima dica!! :**

      Excluir
  3. Adorei as dicas, também acho que iluminação ruim, dificulta na hora do trabalho.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim e muito, e por isso costumo fazer as tarefas mais difíceis na parte da manhã e tarde, que aí aproveito ao máximo a claridade natural, já que a noite de qualquer forma a luz já não fica tão boa.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Ah que ótimo saber que ajudei de alguma forma!! :D :*
      Beijão

      Excluir
  5. Respostas
    1. Conta mesmo... Quanto menos coisas para poluir a visão, melhor, mais produtiva será. ;)
      Beijos!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Que fofa lindona!! Que bom saber que gosta, fico muito feliz! *-*
      Beijãao! ::**

      Excluir
  7. Divina as dicas,sou pequena mais ja vou crescer inteligente kk bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha é isso aí.. Absorva as coisas agora pra que depois fique mais fácil viver a vida. ;)

      Excluir
  8. Respostas
    1. É mesmo e faz toda a diferença, muda até o humor né? rsrs

      Excluir
  9. Amei as dicas, como trabalho em casa, tento deixar tudo organizado, senao a preguiça bate hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eu também faço o mesmo. E quando vejo as coisas mais organizadas, de fato dá um ânimo... rsrs
      Que bom que gostou lindona!! :**

      Excluir