Tenho que estudar, mas por onde começo?


A maior dificuldade na hora de estudar, é saber por onde começar. Tem um monte de coisa para fazer, mas qual fazer primeiro? Como estabelecer prioridades? É tudo para o mesmo dia, o que eu faço? Bom, hoje vou dar algumas dicas que me ajudaram muito quando eu ainda estudava na escola, na época do ensino médio.

Acredito que todo estudante já passou pela situação de ter que entregar um trabalho, dever de casa, matéria atrasada copiada do caderno do colega e prova, tudo no mesmo dia. Eu já e vou te contar como consegui fazer para que tudo se encaixasse.

1ª Situação
A hora de começar a estudar é quase que sagrada né? Você vai lá, arruma tudo, pega todos os materiais que vai usar, coloca em cima da mesa, pega um copo de água e finalmente se senta na cadeira para começar a grande e longa maratona. E qual a primeira coisa que fazemos? Olhamos o que tem que fazer/entregar e etc... Ok, até aí tudo bem. Mas espera aí, tenho 5 coisas para fazer para entregar no mesmo dia. O que fazer?
Uma coisa que fazia quando isso acontecia comigo era, pegar meu horário escolar e ver qual era a sequência de aula daquele dia. Vamos supor que meu horário seja o seguinte:

SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
SÁBADO
Port.
Lite.
Geo.
Port.
E.F
Curso
Mat.
Red.
Bio.
Geo.
Red.
Curso
Hist.
Ingl
Soc.
Fís.
Fil.

Filo.
E.F
Port.
Bio.
Soc.

Mat.
Fís.
Mat.
Hist.
Ingl



Considerando o horário de Segunda-Feira com as seguintes tarefas:
  • - Um trabalho para entregar e apresentar no horário de português
  • - Exercícios para ganhar visto no horário de matemática
  • - Prova de história
  • - Texto para ler e resumir para a aula de filosofia

O que fazer primeiro? Pela lógica, vamos fazer:
- Português
- Matemática
- História
- Filosofia

E por que isso? Porquê se ficar por exemplo o texto de filosofia para terminar (se você não conseguir terminar um dia antes para entregar na data certinha), você já terá feito o trabalho de português, os exercícios de matemática e estudado para a prova de história, ou seja, você pode tentar terminar o texto em alguma hora vaga de alguns desses horários. Por exemplo, o professor está chamando um por um lá na mesa dele para dar visto no exercício de matemática, aproveita que o professor não está dando matéria, e vai terminando o texto.

2ª Situação
Ok, agora mudando de situação. Vamos supor um outro cenário.
Suponhamos que você esteja no prazo de uma semana para fazer as seguintes tarefas:
  • - Uma redação
  • - Uma lista de exercícios de física
  • - Uma lista de exercícios de matemática
  • - Resumo da matéria de biologia
  • - Estudar para simulado

O que fazer primeiro, se eu estudo sozinho(a) e não tenho exatamente uma data para entregar. A não ser o simulado?!
A minha dica é que você faça a sua própria avaliação. Qual das coisas é mais importante para você? Mais uma vez vou estabelecer uma sequência de prioridades.

Suponhamos que as suas prioridades foram:
- Fazer a redação
- Estudar para o simulado
- Lista de exercícios de matemática
- Lista de exercícios de física
5º - Resumo da matéria de biologia

Ok, mas você concorda comigo que se você fizer as listas de exercícios e o resumo de biologia, você vai estar automaticamente estudando para o simulado? Então assim será meio caminho andado né? Quando for assim, você pode facilmente intercalar essas prioridades, e ir vendo o que pode fazer primeiro.

O ideal é sempre ter um (caderninho) para anotação, assim você visualiza melhor e conforme for fazendo, vai riscando a tarefa e seu cérebro vai liberar mais toxinas de prazer no seu corpo, o que vai te animar mais para estudar e realizar todas as metas.

Gostou das dicas? Deixe aqui nos comentários qual a sua opinião e me conta também como você faz para lidar com esses dilemas quando está em situações parecidas!

You May Also Like

12 comentários

  1. Respostas
    1. Haha obrigada!! Se gosta do assunto sobre estudos e etc, confira outros posts também >> http://www.organizemaiis.com.br/search/label/estudos

      Excluir
  2. Arrasou! Planejamento é tudo, e é muito difícil. Parabéns!
    Beijos no Estilo Mulheres Ricas
    www.estilomulheresricas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é difícil nada boba, basta pegar o gosto, e pra isso é bem fácil viu... Te recomendo esse post >> 4 PASSOS PARA SER MAIS ORGANIZADO (http://www.organizemaiis.com.br/2016/08/4-passos-para-ser-mais-organizado.html)
      Beijinhos e explore bastante o blog!! <3

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obaa! Boa sorte! :*
      Me conta nas redes sociais como está sendo sua experiência!! Links no final das publicações e na aba lateral.

      Excluir
  4. Amei as dicas, vou tentar em casa, espero que de tudo certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, claro, vai dar certo sim!! Boa sorte!
      Ahh, aproveita e me conta nas redes sociais a sua experiência!! Links no final das publicações e na aba lateral. Beijinhos :*

      Excluir
  5. Adorei seu post, já passei essa face, e essas suas dicas da super certo Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que bom que gostou, fico muito feliz em saber disso. E dão certo mesmo não é? kkkk que bom encontrar alguém que já passou por isso e que deu certo a experiência!! *o*

      Excluir