Técnica 5S


Olá, depois de algum tempo sem postar por aqui - por motivos pessoais – vim hoje trazer mais um método de organização! O Método 5S, que é muito utilizado em empresas para que a organização e disciplina seja mantida, já que esse método trás 5 formas eficazes e praticáveis para se ter uma organização eficiente, ou seja, que dá realmente certo.

O 5S surgiu nas empresas do Japão, durante a reconstrução do país depois da Segunda Guerra Mundial
Essa técnica surgiu nas empresas do Japão, durante a reconstrução do país depois da Segunda Guerra Mundial. Como o país estava quebrado, era preciso uma técnica para fazê-lo reconstruir o mais eficiente possível, e fazê-lo de forma que realmente desse certo, ou seja, tendo o Senso de cada coisa. E com a ajuda dos EUA, que já usava algo parecido, o Japão conseguiu fortalecer e moldar as técnicas dos Estados Unidos em 5. O que passou a se chamar 5S

As palavras em seu original são [Japonês]: Seiri | Seiton | Seisou | Seiketsu | Shitsuke
Que foram traduzidas para o nosso idioma mais tarde para os seguintes termos, respectivamente [Português]: Senso de Utilização | Senso de Ordenação | Senso de Limpeza | Senso de Saúde | Senso de Autodisciplina

Percebe-se que é utilizado a palavra SENSO sempre no início, isso foi feito para que continuasse tendo o significado da sigla, já que é 5S, portanto a palavra que mais se adequou ao nosso vocabulário para o nosso melhor entendimento foi essa palavra, e claro tendo como consciência não perder os seus significados.


Seiri | Senso de Utilização
O Senso de Utilização é o comando que diz para separar o que é útil do que não é, ou seja, fazer uma avaliação de tudo o que temos em determinado ambiente para que aquilo se torne mais funcional. Descartando aquilo que não seria mais útil e trazendo a utilidade de coisas que realmente são. Eu costumo fazer isso não só em ambientes, mas em minha vida em geral, principalmente no final do ano para fazer aquela avaliada do que é útil ou não para mim. (Irei especificar tudo isso no mês de janeiro com um desafio que vou lançar)

Seiton | Senso de Ordenação
O Senso de Ordenação é basicamente colocar tudo em seu devido lugar, dando a toda e qualquer coisa um lugar específico, tornando assim mais eficiente o seu ambiente e suas coisas. Com cada coisa em seu lugar a procura daquilo ficará mais fácil e rápida, acelerando o seu processo no trabalho ou até mesmo em casa, já que não precisará procurar e sim, ir e pegar. É isso o que deixa um ambiente ORGANIZADO e não somente ARRUMADO.

Seisou | Senso de Limpeza
O Senso de Limpeza é o que parece fácil, mas nem sempre é. Pois além de deixar determinada coisa limpa, é preciso que ela permaneça limpa, ou seja, evite sujar. Claro, faz-se a manutenção de limpeza das coisas a cada determinado tempo, mas o que conta aqui é que você cumpra esse tempo necessário, e faça ele permanecer limpo evitando ter que limpar novamente quando na verdade não precisaria. Viu como essa parte é mais difícil do que parece?

Seiketsu | Senso de Saúde
O Senso de Saúde não tem muito a ver com nossa saúde física, e sim a saúde de determinada prática. Por exemplo, se determinada ação que você fez deu certo, permaneça a sua saúde bem, ou seja, permaneça-a daquele jeito, continue praticando, não deixando-a morrer. É basicamente isso, fazer com que as coisas que estão certo, continuem dando certo.

Shitsuke | Senso da Autodisciplina
Essa com certeza é a mais difícil. Principalmente se estiver colocando essa técnica em prática com um grande grupo de pessoas. O Senso da Autodisciplina está ligado à disciplina em manter a saúde das técnicas e práticas, ou seja, assumir a responsabilidade em mantê-las, sem que seja preciso alguém lhe chamar a atenção em não estar mantendo. É fazer de modo disciplinado. Mas certamente não é uma tarefa fácil para ninguém.

Espero que tenha gostado de saber essas técnicas. E lembrando que elas são muito utilizadas em empresas ou comunidades em que é preciso manter a organização e disciplina de um grupo de pessoas. Muitas vezes utilizado em crises, como foi o caso da Segunda Guerra Mundial e os estragos e feitos causados no Japão. Mas claro, é possível e extremamente útil a aplicação em nosso dia-a-dia, fazendo com que o nosso lar fique até mesmo mais agradável!

Me siga nas redes sociais
Facebook | Instagram | YouTube | Twitter
Entre em contato comigo através do e-mail: organizemais.contato@gmail.com

You May Also Like

4 comentários

  1. Adorei o post, nunca vi isso e achei super interessante, sou uma pessoa muito desorganizada, espero que funcione pra mim! rsrs

    Geovanna Olimpio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também espero que funcione para você, e fico muito feliz em saber que gostou do post!! Um beijo :*

      Excluir
  2. Gostei dessas técnicas, tinha que ser coisas do Japão hahaha
    Tenho que praticar mais na vida.

    ResponderExcluir